segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Privacidade na Web

A internet é um dos meios mais utilizados, não só para questões profissionais, mas também, e cada vez mais, para fins lúdicos. Tendo acesso à internet é possível comunicar com qualquer parte do mundo, recolher informação, partilhá-la, e muitas outras coisas a um preço mínimo. É inegável que a internet traz muitas vantagens aos utilizadores. Mas há uma problemática que se torna cada vez mais preocupante: a privacidade na web.
Este tema já foi imensas vezes debatido e comentado, mas ainda existem indivíduos sem a consciência da sua existência. Certamente não podemos acusar a internet de ser um atentado à privacidade, sendo ela apenas uma ferramenta que dá azo às pessoas de partilharem o que desejam. Aqui cabe, isso sim, a consciência de cada um, a noção de que não se deve expor tudo da vida pessoal, pois estando na internet, nunca será algo privado, mesmo que haja uma opção que diga que sim.
E aqui, inevitavelmente, tenho de referir o Facebook, a grande rede social que está em voga neste momento. Lá as pessoas mostram a sua vida como ela é, ou então, como queriam que fosse. Postam-se fotografias, escrevem-se pensamentos e ideias, até aqui tudo bem. É positivo haver redes sociais onde se possa conhecer pessoas que tenham interesses em comum, que possibilitam criar empresas, etc. Tudo isso é positivo. Mas quando os utilizadores colocam lá fotos ousadas, informações sobre onde vivem, onde estão naquele exacto momento e o que vão fazer, aí torna-se perigoso, e muitas vezes não há noção disso. Há pessoas que colocam tudo sobre a sua vida no Facebook e quem diz Facebook diz qualquer outra rede social. Ora, isto já não devia acontecer pois já existe informação suficiente para as pessoas conhecerem os riscos desta atitude.
As pessoas têm de ter cuidado com as informações pessoais que partilham na web, pois nunca se sabe quem vai lê-las. Um dos muitos exemplos disto é o facto de as empresas pesquisarem o perfil dos seus empregados, ou futuros empregados, na web, para daí tirarem uma ideia de como é o seu caracter.
Posto isto, não é na internet que está o problema. O problema está em quem a usa, pois se for usada correctamente só pode trazer vantagens.

Sem comentários:

Enviar um comentário